Notícias do Inter

Maior fenômeno dos últimos tempos chegou no Beira-Rio

Um dos maiores fenômenos meteorológicos dos últimos tempos acabou chegando ao Beira-Rio recentemente, para a surpresa dos torcedores. O time gaúcho tem sua sede em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, cidade que acabou sendo um dos palcos de um episódio preocupante, mas inusitado, que também foi registrado em outros pontos do país.

Trata-se da chuva preta, que começou a ser registrada em cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte, dentro do Rio Grande do Sul, mas depois avançou para demais áreas do estado e também foi visto em outros estados do país, como Santa Catarina.

Chuva Preta chega ao Beira-Rio

A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo explicou, para a GZH, como funciona o fenômeno em questão, que passou pelo Rio Grande do Sul. “A ‘chuva preta’ é o resultado da chuva normal, que está caindo das nuvens, mas que está passando por uma atmosfera muito carregada de fumaça”, explicou a profissional, antes de trazer mais detalhes sobre os locais atingidos.

“Durante esta quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13), com o deslocamento desta frente fria no Sul, nós vamos ter chuva. E com toda essa fumaça que está no sul do Brasil, sim, nós poderemos ter a ocorrência de ‘chuva preta’ em vários locais dos três Estados do Sul, inclusive em Porto Alegre, que está com muita fumaça. Em especial, quem capta a água da chuva vai identificar a água com a coloração diferente com o material depositado junto”, completou.

De acordo com aquilo que apontou o climatologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS) Francisco Aquino, o fenômeno que foi visto no Beira-Rio e no Rio Grande do Sul é resultado de uma combinação de fatores climáticos adversos, como a redução da umidade do ar, as ondas de calor e o bloqueio atmosférico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo